
O Diário está de cara nova. O reposicionamento da marca, que começa a vigorar hoje em veículos e plataformas, evidencia a evolução de um dos maiores grupos de comunicação do interior do Rio Grande do Sul, seja na identidade visual ou nos processos de reestruturação da cultura organizacional.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O produto Diário, que começou como jornal impresso em 2002, foi ganhando relevância na comunidade de Santa Maria e região central do Estado, especialmente a partir de 2017, quando a empresa passou para o comando de um grupo de empresários locais. O produto que, inicialmente se restringia a serviços de texto, hoje também é vídeo, áudio, TV, rádio, streaming e digital.

A consolidação do Grupo Diário começou a ser construída em um trabalho amplo de cobertura jornalística na plataforma impressa, que abrange 39 municípios do Coração do Rio Grande e pauta tudo o que é importante para a comunidade. A qualidade e a credibilidade da informação também chegam a 28 cidades por meio da rádio Central Diário de Notícias, a CDN, 93.5 FM, com uma programação completa e diária, 24 horas por dia. O Diário também pede licença para entrar na sua casa por meio da TV Diário, disponível em 34 municípios, nos canais 26 e 526 da Claro/Net. Já no ambiente digital, o grupo tem batido recordes frequentemente. Em 2024, foram mais de 25 milhões de acessos nos sites Diário e Bei. E mal 2025 começou, e o Diário já mostra toda sua potência, com mais de 3 milhões de visualizações nos dois sites apenas em janeiro.
É justamente para se aproximar ainda mais do seu público que o Diário mudou, com o objetivo também de avançar junto às evoluções do mercado. Evidenciando a relevância conquistada na comunidade e a integração entre os produtos e serviços oferecidos, o Diário torna seu visual mais adaptável, funcional e multimídia.
Para Giovane Freitas, gerente de Inovação de Produto e responsável pelo reposicionamento da marca, a ideia é aproximar os serviços oferecidos ao público e, assim, tornar o Grupo Diário ainda mais forte no cenário regional e estadual.
– Cada vez vai ficar mais visível e notável para o público geral que o Diário deixou de ser simplesmente um jornal impresso e se tornou todos os meios de comunicação possíveis para consumir informação – afirma Giovane.
Agora, o público pode se informar da maneira e no meio que preferir. O Grupo passa a conversar com sua audiência de uma forma muito mais completa e versátil, mostrando o que ela quer e precisa ver, quando e onde ela preferir.
A transformação da marca vai bem além de uma mudança em sua identidade visual. Os veículos se adaptaram para não apenas continuar, mas melhorar a forma como a informação chega ao público.
Conforme a diretora de Jornalismo do Diário, Fabiana Sparremberger, a reestruturação, que envolveu toda Redação, permite que "o nosso jornalismo faça ainda mais a diferença para quem nos acompanha em todas plataformas".
Como forma de manter a brilhante história do Diário visível aos olhos de quem acompanha os seus veículos de comunicação, as mudanças são sutis, mas reforçam o importante espaço ocupado pelo Grupo na comunidade. A cor vermelha, predominante e tradicional na história de quase 23 anos do Diário, segue presente, mas ganha duas novas tonalidades. E como forma de homenagear o passado, o azul, marca registrada do jornal impresso, retorna.

Leticia Oliveira, que trabalhou ativamente na reconstrução da identidade visual, destaca que essas referências devem ajudar o público a relacionar um veículo ao outro, desde o impresso às redes sociais, e, assim, tornar o Grupo Diário uma grande empresa multimidia e multiplataforma.
Essas transformações, muito além das mudanças visuais, devem reforçar os valores fundamentais da empresa, alinhando os processos, os posicionamentos de mercado e a cultura organizacional do Grupo Diário. Para a diretora Administrativa, Vanessa Rizzi, o mundo evolui de forma acelerada e exige que os veículos de comunicação acompanhem seus processos. No Diário, não é diferente:
– É preciso acompanhar essas mudanças para oferecer as melhores experiências aos nossos leitores e parceiros, alinhados às nossas demandas e às novas demandas de mercado.
Por isso, a reestruturação ocorre de dentro para fora, como uma maneira de potencializar, inclusive, que a relação do Grupo Diário com o mercado evolua e cresça, por meio de uma marca mais integrada e aberta ao público. O gerente comercial Pablo Oliveira concorda que é um momento de muita credibilidade e que marcas que desejem estar junto ao Diário terão a certeza de que estão trabalhando com uma empresa potente e de relevância.
– Quando a gente faz essa repaginação, faz isso tudo com uma coisa vinculada à outra. A gente está dizendo para o mercado: 'nós temos força de comunicação, se você quiser comunicar em todas as plataformas, estiver falando para o mercado, para o público em geral, vem conosco que a gente vai entregar isso da melhor forma'. Não tem como alguém passar por Santa Maria e não ser impactado por alguma de nossas plataformas.
TV e Rádio
A mudança deve ser visualmente notável na TV Diário e na Rádio CDN. Pela primeira vez desde 2019, na criação da TV Diário, e de 2021, quando surge da Rádio CDN, esses veículos terão a mesma identidade do restante do Grupo Diário.
Essa mudança, conforme o coordenador da Rádio CDN e da TV Diário, Rogério Kerber, vai dar ainda mais credibilidade aos veículos, que já têm uma grande produção editorial.
– A partir de agora, com essa identidade integrativa entre os veículos, ficará mais claro também para o telespectador e para o ouvinte que os dois veículos de comunicação fazem parte do grande grupo.

Jornal Impresso
O veículo que colocou o Diário próximo à comunidade também terá novidades. Com um novo projeto gráfico, o jornal impresso ganha muito mais conteúdo. A contracapa, inclusive, conquista espaço para matérias e informações exclusivas.
A nova identidade visual permite mudanças na fonte, trazendo mais modernidade e uma leitura mais fluida. O azul, presente na origem do jornal, volta a ter destaque. Outra alteração é observada nas editorias, que ganham uma cor padrão. As páginas estão mais atrativas para a leitura.
O responsável pelo novo projeto gráfico do impresso, Paulo Ricardo Santos Silva, destaca que essas mudanças foram pensadas para atualizar o jornal impresso para o mundo atual. Hoje em dia, é necessário que todos os meios de comunicação de um veículo estejam em sintonia para que a audiência receba conteúdos qualificados.
– O impresso deixou de ser a única e exclusiva fonte da informação, mas não menos importante. Ele é o conjunto – destaca Ricardo.
Digital
Em crescente evolução, os serviços digitais do Grupo Diário têm conquistado espaço na audiência. Juntos, os sites do Diário e do Bei somaram 25 milhões de acessos em 2024, uma média de pouco mais de 2 milhões mensais. No primeiro mês de 2025, outro recorde: 3 milhões.

Para o editor-chefe e coordenador do Digital, Pedro Pavan, as marcas alcançadas nos últimos meses evidenciam o alcance comunicacional e a relevância do Grupo Diário para a comunidade.
_ O trabalho digital do Grupo Diário ganhou muita força e relevância nos últimos anos, especialmente com a fragmentação de conteúdos por meio das redes sociais. Hoje, o público nos encontra no Facebook, no Instagram, no X (antigo Twitter), no YouTube, em canais do WhatsApp e no TikTok. Além, é claro, do diariosm.com.br e do bei.net.br. Todas essas possibilidades permitem que o conteúdo seja acessado em qualquer lugar do mundo.